No dia de hoje, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será empossado para o segundo mandato como presidente americano. Sua posse deverá contar com a presença de inúmeros artistas e autoridades, em especial do campo político mais conservador. Trump toma posse como 47º presidente em meio a polêmicas, como o interesse em uma suposta anexação do Canadá, Groenlândia (pertencente a Dinamarca) e a retomada do Canal do Panamá, que fica no Panamá e está sob a administração deste país desde 2000, quando foi cedido pelos americanos. Também são abordadas expectativas quando ao enfrentamento à imigração ilegal, algo que o presidente eleito já falou a respeito de "deportação em massa".
Trump assume um segundo mandato não-consecutivo, algo que só aconteceu uma vez na história americana, com Grover Cleveland, democrata eleito em 1884, derrotado em 1888 e eleito novamente em 1892. Seu vice, J. D. Vance, de apenas 40 anos, é o primeiro vice-presidente americano da história nascido nos anos 80. Trump também se tornou o homem mais idoso a tomar posse para um mandato de presidente americano, tendo atualmente 78 anos. Lembrando que ao contrário do que ocorre no Brasil, Trump estará inelegível para tentar um novo mandato em 2028, pois na Constituição de lá, cada cidadão só pode ter dois mandatos (seguidos ou não), e Trump já foi presidente de 2017 a 2021 - No Brasil, é permitido dois mandatos consecutivos e uma posterior volta, alternadamente.
Joe Biden, que está se despedindo da Casa Branca, não concorreu à reeleição, e sua vice, Kamalla Harris, foi derrotada por Trump na disputa presidencial.