Hoje, comemoramos o dia 13 de maio, dia da Libertação dos Escravos. Frequentemente, a História coloca sobre a Princesa Isabel a glória de ter libertado os negros da escravidão no Brasil. Não se trata de um erro, apenas algo incompleto.
Ninguém fala de uma pessoa que apresentou o projeto de lei. Ele que tomou a iniciativa de apresentar o projeto de lei para Libertação Total dos Escravos. Quem foi esse cara?
Para orgulho de todos, era um pernambucano. Era o Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira (1835-1915). Se a Princesa Isabel merece as honras por ter assinado a lei, João Alfredo merece as honras por ter apresentado o projeto de lei que libertou os escravos, sancionadas pelas princesa regente. Confira uma breve biografia de João Alfredo, direto da Wikipédia:
João Alfredo Correia de Oliveira1 (Ilha de Itamaracá, 12 de dezembro de 1835 — Rio de Janeiro, 6 de março de 1915) foi um político, abolicionista e monarquista brasileiro.
Como conservador progressista esteve ligado à formulação da Lei do Ventre Livre e da Lei Áurea. Foi também o principal artífice da primeira lei universalizante sobre o registro civil no Brasil, em 1874.
Foi deputado provincial, deputado geral, ministro do Império (o ministro mais longevo no cargo em toda a monarquia), ministro da Agricultura, ministro da Fazenda (de 10 de março de 1888 a 7 de junho de 1889), conselheiro de Estado, presidente de província (Pará e São Paulo) e senador de 1877 a 1889.
Foi presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro de D. Pedro II), de 10 de março de 1888 a 7 de junho de 1889. Seu ministério assegurou a aprovação parlamentar do projeto da Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel, que exercia o cargo de regente do império em razão de viagem do Imperador à Europa.
Depois da proclamação da república presidiu o Banco do Brasil.
A Rua Conselheiro João Alfredo, em Belém do Pará, foi batizada em sua homenagem.
Que tal procurarmos pesquisar mais sobre esse grande homem que também pode ser considerado o libertador dos escravos no Brasil?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Governo Lula retira Brasil de aliança em memória do Holocausto
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), onde atuava c...
-
O vereador Zé Nilton é o novo presidente da Câmara para o biênio 2025-2026. A nova mesa diretora é composta por Zé Nilton na presidente, Bet...
-
Participação dos ex Atleta Marcone, Tião, Raimundo de Bodin, Marquesuel, Luiz Carneiro, Paulo Henrique, André de Mirian, e os Atletas da m...
-
Através de uma solicitação do deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), promete resol...

Nenhum comentário:
Postar um comentário