Muitos limoeirenses têm sonhado com candidatura independente, que não seja ligada aos tradicionais grupos políticos liderados pelo prefeito João Luís Ferreira Filho (PSB) e pelo deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos). E a verdade é que há muito tempo Limoeiro não tem múltiplas candidaturas, sendo em todas as eleições polarizadas em apenas dois grupos.
Desde 2000, todas as eleições, com exceção de 2012, sempre têm sido entre dois candidatos. Na última eleição antes dessa era, em 1996, concorreram na época Luís Heráclio (então no PPB), Orlando Jorge (então no PSB) e José Xavier Quirino (PDT), tendo sido o primeiro eleito. Na penúltima, em 1992, concorreram José Artur Teobaldo Cavalcanti (então no PMDB, que foi o vitorioso), Márcio Albuquerque (PSL), Adauto Heráclio Duarte (então no PSB), Hamilton Lima (PPS) e Virgínia (PL).
Em 2000, Luís Heráclio foi reeleito, curiosamente, tendo seu ex-adversário Orlando Jorge como vice. O seu único adversário era o empresário Ricardo Teobaldo, então no PMDB. Em 2004, Luís Raimundo (PSDC) venceu Ricardo Teobaldo, que também era o único adversário.
Em 2008, foi a vez de Ricardo Teobaldo (já no PSDB) vencer o atual vereador Zé Higino (então no PR). Em 2012, foi a exceção. A eleição foi disputada entre Ricardo Teobaldo, Joãozinho, Dr. Barbosa (PSC) e Isaac Manacés (então no PMDB). Isaac desistiu da disputa no meio, e Ricardo foi reeleito derrotando dois adversários.
Já em 2016, novamente dois candidatos apenas: dessa vez, Joãozinho venceu o seu sobrinho Thiago Cavalcanti (PTB), então prefeito da cidade.
Outras cidades já têm quebrado polarizações políticas, mas por aqui, a terceira via ainda é sonho para muitos. Entretanto, no dia 7 de outubro, as urnas consagraram o ex-vereador Zé Nilton (Avante) como o segundo deputado estadual mais votado na cidade. Zé Nilton é no momento o mais cotado para ter uma candidatura majoritária. Outros nomes seguem cotados, porém, Zé se credenciou pela boa votação que teve, superando José Humberto (PTB) - candidato de Ricardo - e só perdendo para Aluísio Lessa (PSB) - candidato de Joãozinho -.
Será que finalmente teremos mais de duas candidaturas em 2020?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Governo Lula retira Brasil de aliança em memória do Holocausto
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), onde atuava c...
-
O vereador Zé Nilton é o novo presidente da Câmara para o biênio 2025-2026. A nova mesa diretora é composta por Zé Nilton na presidente, Bet...
-
Participação dos ex Atleta Marcone, Tião, Raimundo de Bodin, Marquesuel, Luiz Carneiro, Paulo Henrique, André de Mirian, e os Atletas da m...
-
Através de uma solicitação do deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), promete resol...

Nenhum comentário:
Postar um comentário