segunda-feira, 13 de maio de 2024

Um pernambucano que foi importante na Lei Áurea

 

Hoje, 13 de maio, se relembra mais uma vez a Abolição da Escravatura, ocorrida em 1888, com a assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel. 

Mas o que poucos sabem é que um pernambucano exerceu um papel importantíssimo nesse acontecimento. Nascido na Ilha de Itamaracá, João Alfredo Correia de Oliveira (1835-1919) esteve ligado à formulação da Lei do Ventre Livre e da própria Lei Áurea. Foi seu ministério quem garantiu a aprovação dessa última. Ele exercia na ocasião o cargo de Presidente do Conselho de Ministros (tipo Primeiro-Ministro). 

No Brasil, costuma-se homenagear apenas quem assinou a lei, mas falta algumas referências importantes aqueles que tomaram a iniciativa de apresentar o projeto de lei, além de formular a mesma. Rodrigo Augusto da Silva, que era ministro da Agricultura de João Alfredo, foi o autor principal da lei, tendo João Alfredo como importante redator da mesma. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo Lula retira Brasil de aliança em memória do Holocausto

  O governo de  Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  retirou o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), onde atuava c...