Engana-se quem pensa que só a Esquerda atualmente no Brasil está sofrendo toda e qualquer pressão, nessa polarização Direita x Esquerda. Quem defende ideias de "Centro" está ainda mais relegado a segundo plano, como se não existisse na sociedade. As ideias democráticas centristas têm sido silenciadas desde o crescimento da polarização entre Esquerda x Direita.
Os centristas, em toda a História, se caracterizam por defender uma economia liberal, serem contrários a um socialismo, mas que ao mesmo tempo, lutam por mais justiça social. São acusados de serem "em cima de muro", ou de "isentões", quando apenas defendem equilíbrio de ideias. Os centristas, por exemplo, sofreram muitas pressões na Alemanha e na Itália, na época da luta Comunismo x Fascismo.
Os centristas têm a sina de serem acusados de ser "de esquerda" pela Direita e de ser "de direita" pela Esquerda. Alguns mais mal-intencionados chegam a usar Apocalipse 3, 15-16, para condenar os Centristas - nessa passagem, Jesus diz que "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca".- . Passagem esta que apenas fala de vida espiritual e nada tem a ver com ideias políticas.
O Centro defende o liberalismo econômico, eleições livres e democrática, pluralidade de partidos, liberdade religiosa, justiça social. No ponto de vista moral, alguns são mais liberais e outros mais conservadores. São contra todo e qualquer tipo de ditadura, seja de Esquerda ou de Direita, e condenam todo e qualquer extremismo.
Infelizmente, devido a oportunistas que geralmente se alinham a partidos de Centro - pois eles podem se aliar tanto com a Direita como com a Esquerda, dependendo de quem esteja no poder -, o Centro agora é conhecido pela politicagem do chamado "Centrão", formado por alguns partidos de Centro, Centro-Esquerda e Centro-Direita. Esses não defendem verdadeiramente as ideias centristas, apenas são oportunistas que buscam espaço no poder.
Que pelo bem do Brasil, esse grupo seja ouvido e levado a sério. Contra a polarização e todo e qualquer tipo de extremismo que arruinou muitos países afora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Recordando a primeira eleição depois da Ditadura Militar
Alguns candidatos a presidente do Brasil de 1989 Nas proximidades de mais uma eleição presidencial, cabe-nos lembrar da primeira eleição di...
-
Ex-candidato a vereador em Limoeiro pelo PDT, Flávio Hermínio trocou de partido, agora estando no MDB da deputada federal Iza Arruda.
-
O jornalista e radialista Luís Correa de Souza , reconhecido por seu trabalho no blog “O Repórter Que Chega Primeiro” e como repórter do ...
-
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), onde atuava c...

Nenhum comentário:
Postar um comentário