Quem conhece a vida política do alagoano Aldo Rebelo se surpreendeu com a filiação do mesmo ao partido Solidariedade. Isso por que o político construiu sua carreira no PCdoB, partido que sempre foi fiel aos governos do PT. O Solidariedade, por sua vez, desde sua fundação, tem atuado na oposição aos governos petistas e foi um dos apoiadores do governo Temer após o impeachment de Dilma.
Aldo Rebelo, natural da cidade de Viçosa (AL), onde nasceu em 23 de fevereiro de 1956, é jornalista e político brasileiro. Foi vereador em São Paulo entre 1989 e 1991, já pelo PCdoB, partido onde atuaria a maior parte de sua vida pública. Em seguida, foi deputado federal de São Paulo por seis mandatos.
Aldo ingressou no PCdoB ainda em 1977, quando o partido estava na clandestinidade, em pleno regime militar. Antes que o partido pudesse recuperar a legalidade em 1988, Aldo teve uma breve passagem pelo PMDB, quando foi candidato - sem sucesso - a deputado federal.
Aldo foi Ministro das Relações Institucionais durante o governo Lula, em 2004 e 2005. Em seguida, foi presidente da Câmara dos Deputados, entre 2005 e 2007. Durante o governo de Dilma Rousseff, Aldo ocupou três ministérios: o Ministério dos Esportes, durante o primeiro mandato da petista. No segundo mandato dela, ocuparia o Ministério da Ciência e Tecnologia, durante o ano de 2015, e por fim, o Ministério da Defesa, onde ficaria até a deposição da petista, em 2016.
Em 2008, também foi candidato a vice de Marta Suplicy, que disputou na época a Prefeitura de São Paulo, sendo essa chapa derrotada por Gilberto Kassab. Foi também relator do Código Florestal Brasileiro.
Em 2017, filia-se ao PSB, mas deixa o partido no ano seguinte por discordar da indicação de Joaquim Barbosa para ser pré-candidato à Presidência da República. Em 2018, filia-se ao partido Solidariedade, que abre as portas de Aldo para a candidatura ao Planalto.
PUBLICIDADE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Recordando a primeira eleição depois da Ditadura Militar
Alguns candidatos a presidente do Brasil de 1989 Nas proximidades de mais uma eleição presidencial, cabe-nos lembrar da primeira eleição di...
-
Ex-candidato a vereador em Limoeiro pelo PDT, Flávio Hermínio trocou de partido, agora estando no MDB da deputada federal Iza Arruda.
-
O jornalista e radialista Luís Correa de Souza , reconhecido por seu trabalho no blog “O Repórter Que Chega Primeiro” e como repórter do ...
-
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), onde atuava c...


Nenhum comentário:
Postar um comentário