O vereador Zé Nilton, presidente da Câmara Municipal de Limoeiro, concedeu uma entrevista para detalhar os trabalhos legislativos em curso, com foco na 9ª Reunião Ordinária de 2025. A principal pauta de trabalho no Legislativo de Limoeiro é a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026. Segundo o presidente Zé Nilton, todos os vereadores estão empenhados na preparação de emendas – tanto positivas quanto impositivas – para o projeto.
O calendário de votação está apertado:
Projetos do Executivo: Cinco projetos do Poder Executivo (Prefeitura) que deram entrada na 8ª reunião foram aprovados na 9ª reunião.
Votação da LOA: A previsão é que a Lei Orçamentária seja votada no dia 30 de novembro.
Prazo Final: A Câmara tem até o dia 4 de dezembro para encaminhar a LOA aprovada ao Poder Executivo.
Gestão Interna e Organização
Zé Nilton destacou a organização administrativa da Câmara, citando como exemplo o pagamento dos servidores:
O 13º salário a todos os funcionários do Poder Legislativo foi pago na semana anterior.
O pagamento do salário mensal também foi realizado na quarta-feira (ontem).
Além disso, a Câmara está trabalhando na construção de um anexo. O objetivo é liberar o prédio principal para abrigar apenas os gabinetes dos vereadores e seus assessores, proporcionando mais espaço para atender a sociedade de Limoeiro.
Reunião Solene e Novas Regras para Títulos
O Legislativo fará uma Reunião Solene no dia 19 de dezembro para a entrega de vários Títulos de Cidadão e Medalhas de Honra ao Mérito. A medida visa colocar em dia a entrega de certificados que estavam pendentes, alguns desde 2014.
Para 2026, o presidente anunciou a criação de novas regras para a concessão de honrarias. O objetivo é garantir que os homenageados tenham, de fato, prestado serviços relevantes à cidade. Para isso, serão feitas reformas na Lei Orgânica e no Regimento Interno da Casa.
Discussão sobre a Comissão de Ética
Atendendo a um requerimento do vereador Zbuquerque, a Câmara iniciou a discussão sobre a criação de uma Comissão de Ética.
O presidente ressaltou que a criação dessa comissão requer uma reforma na Lei Orgânica do município para ser aplicada e para analisar o comportamento dos parlamentares. A iniciativa é vista como uma forma de prevenção e organização, observando as experiências de outras Câmaras.
Blog Coisas da Vida

Nenhum comentário:
Postar um comentário