quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Valdenes Guilherme volta à ativa com as histórias de sua autoria

 

Desde o dia 01 de novembro, Valdenes Guilherme, também editor deste blog, voltou a contar suas histórias em um outro blog, Rompendo Distâncias, que é o título de uma série de histórias de sua autoria. Além disso, está finalizando seu livro, para em breve poder lançar ao público. 

"Rompendo Distâncias" é uma série de histórias que atravessam quatro séculos diferentes, com personagens diversos, a exemplo da vintage Fabíola, as irmãs gêmeas Wéllia e Malu, a mendiga Rita de Cássia, os irmãos Valdenes e Guilherme - inspirados no próprio autor -, os amiguinhos Antônio Neto e Alycia, a abolicionista Alvanir, a francesa Jacilene, entre outros. 

As histórias principais são ambientadas em Lagoa da Italianinha, cidade fictícia que ficaria localizada ao norte de Gravatá - escolha feito pelo autor para ficar equidistante entre a cidade de Caruaru, onde residiu, e a cidade de Limoeiro, onde vive atualmente. A cidade teria a característica de ter sido fundada por imigrantes italianos. 

"Rompendo Distâncias" começa em Vila Rica - atual Ouro Preto - Minas Gerais, em 1776, com personagens vivendo o contexto de mudanças políticas e sociais da época. Essa parte da história aborda também fatos da História, como a Independência dos Estados Unidos, Revolução Francesa, Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, Revolução Pernambucana até chegar na Independência do Brasil, se destacando a francesa Jacilene e a humilde Brenda, nessa fase. Já a segunda parte é ambientada na metade do Século XIX, em Fortaleza, com Alvanir, a bisneta de Brenda, sendo uma protagonista, de família rica da capital cearense e mulher muito à frente do seu tempo. Na terceira parte, chegando nos anos 30, retrata o nascimento de Lagoa da Italianinha, que pertencia a Vila Dourada - fundada pela francesa Jacilene -, com a chegada dos imigrantes italianos que povoaram o local. Além do mais, existiam a presença de outras colônias estrangeiras, da Alemanha, de Portugal, no sítio, e da França e do Japão, em Vila Dourada. Essa época retrata o Cangaço do Nordeste e a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A história segue até chegar na Lagoa da Italianinha e em Vila Dourada dos dias atuais, com muitas aventuras. 

Valdenes nutre paixão pela criação de histórias desde sua infância, tendo como suas principais influências Walt Disney e Maurício de Sousa, cujos gibis que ele lia o levaram a se apaixonar pelo universo de criação de histórias. 

Para acompanhar, o blog é: https://rompendo-distancias.blogspot.com/

Instagram: rompendodistancias2020 

Pix para quem quiser colaborar com o trabalho ou com o livro: noticiasnetpe@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Limoeiro perde Marcos Pelé, grande nome da Educação

  Limoeiro hoje lamenta a partida do grande professor Marcos Silva, conhecido como Marcos Pelé, que faleceu na manhã de hoje durante um even...